segunda-feira, 12 de março de 2012

Relatório de actividades de 2011

ADECAP

Relatório de actividades de 2011

1. Edição, lançamento (na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, no dia 15 de Dezembro de 2011) e distribuição do vol. 14 (2011) da revista “Journal of Iberian Archaeology”, subsidiada pela FCT.

2. Continuação da dinamização do blogue http://adecap.blopspot.com, que é agora a via privilegiada de comunicação com os sócios e com os interessados em geral.

3. Realização de várias conferências (dinamização destas iniciativas de encontro e debate, que tanto falta fazem), no Centro Unesco do Porto sobre temas de arqueologia numa perspectiva crítica, e com entrada livre. Foram as seguintes: dia 26 de Fevereiro de 2011: Conferência da doutoranda em arqueologia (FLUP) Joana Alves Ferreira no Centro Unesco do Porto sobre “Neolítico. Progresso. Revolução. Ou, a suspensão do substantivo - Contributos para uma revisão crítica da ideologia da "ciência pré-histórica". Dia 26 de Março de 2011: Conferência do doutorando (FLUP) José Manuel Varela no Centro Unesco do Porto sobre “Construir lugares – humanizar a paisagem”. Dia 15 de Dezembro de 2011: Conferência, na Faculdade de Letras do Porto, da Doutora Patrícia Bruno, da Escola Superior Gallaecia (V. N. de Cerveira), promovida pela associação ADECAP em colaboração com a FLUP, e intitulada “Arquitecturas de Terra nos Espaços Domésticos Pré-históricos do Sul de Portugal. Sítios, estruturas, tecnologias e materiais”.

4. Colaboração nas escavações do sítio pré-histórico de Castanheiro do Vento, Vila Nova de Foz Côa, fundamentalmente em Julho de 2011, e em trabalhos de gabinete subsequentes. Disponibilização da sede da associação para estes trabalhos e outros a decorrer sobre o sítio de Castelo Velho de Freixo de Numão.

5. Realização de uma Assembleia Geral (no Centro Unesco do Porto) para apresentação do relatório de actividades e de contas de 2010 e do parecer do CF. Dia 26 de Março de 2011.

6. Realização de uma Assembleia Geral Eleitoral (no Centro Unesco do Porto) para eleição dos corpos sociais da ADECAP para o biénio 2011/2012. Única lista apresentada (idêntica, na sua constituição, aos corpos sociais que têm gerido a associação nos últimos anos):

Assembleia Geral

Susana Oliveira Jorge –Presidente – Profa. da FLUP

Sérgio Monteiro Rodrigues- Vice-Presidente - Prof. da FLUP

João Muralha Cardoso – secretário – Arqueólogo, bolseiro post doc da FCT

Direcção

Vítor Oliveira Jorge – Presidente - Prof. (entretento aposentado) da FLUP

Maria de Jesus Sanches – Vice-Presidente - Profa. da FLUP

Ana Margarida Vale – secretária – Arqueóloga, doutoranda da FLUP

Conselho Fiscal

Ana Maria Bettencourt – Presidente – Profa. da UM

José Manuel Varela – relator – Arqueólogo, doutorand0 da FLUP

Gonçalo Leite Velho – vogal - Prof. do IPT. Tomar

7. Continuação do esforço de publicitação da associação, de angariação de novos sócios, e de contacto pela internet com os já existentes.

8. Permanência regular, na sede, da secretária da direcção Ana Margarida Vale.

O Presidente da direcção

Vítor Oliveira Jorge

Sem comentários: