segunda-feira, 28 de março de 2011

Programa de actividades para 2011

ADECAP

Programa de actividades para 2011

1. Edição, lançamento (em princípio no Centro Unesco do Porto, graças à colaboração da Fundação Eng.º António de Almeida) e distribuição do vol. 14 (2011) da revista “Journal of Iberian Archaeology” . Para tal estamos dependentes do subsídio solicitado à FCT.

2. Continuação da dinamização do blogue http://adecap.blopspot.com, que é agora a via privilegiada de comunicação com os sócios e com os interessados em geral.

3. Realização de várias conferências (dinamização destas iniciativas de encontro e debate, que tanto falta fazem), no Centro Unesco do Porto sobre temas de arqueologia numa perspectiva crítica, e com entrada livre. Dois exemplos: dia 26 de Fevereiro de 2011: Conferência da doutoranda em arqueologia (FLUP) Joana Alves Ferreira sobre “Neolítico. Progresso. Revolução. Ou, a suspensão do substantivo - Contributos para uma revisão crítica da ideologia da "ciência pré-histórica". Dia 26 de Março de 2011: Conferência do doutorando (FLUP) José Manuel Varela sobre “Construir lugares – humanizar a paisagem”.

4. Colaboração nas escavações do sítio pré-histórico de Castanheiro do Vento, Vila Nova de Foz Côa, fundamentalmente em Julho de 2011, e em trabalhos de gabinete subsequentes. Disponibilização da sede da associação para estes trabalhos e outros a decorrer sobre o sítio de Castelo Velho de Freixo de Numão.

5. Realização de uma Assembleia Geral (no Centro Unesco do Porto) para apresentação do relatório de actividades e de contas de 2010 e do parecer do CF. Dia 26 de Março de 2011.

6. Realização de uma Assembleia Geral Eleitoral (no Centro Unesco do Porto) para eleição dos corpos sociais da ADECAP para o biénio 2011/2012. Única lista apresentada (idêntica, na sua constituição, aos corpos sociais que têm gerido a associação nos últimos anos):

Assembleia Geral

Susana Oliveira Jorge –Presidente – Profa. da FLUP

Sérgio Monteiro Rodrigues- Vice-Presidente - Prof. da FLUP

João Muralha Cardoso – secretário – Arqueólogo, bolseiro post doc da FCT

Direcção

Vítor Oliveira Jorge – Presidente - Prof. da FLUP

Maria de Jesus Sanches – Vice-Presidente - Profa. da FLUP

Ana Margarida Vale – secretária – Arqueóloga, doutoranda da FLUP

Conselho Fiscal

Ana Maria Bettencourt – Presidente – Profa. da UM

José Manuel Varela – relator – Arqueólogo, doutorand0 da FLUP

Gonçalo Leite Velho – vogal - Prof. do IPT. Tomar

7. Continuação do esforço de publicitação da associação, de angariação de novos sócios, e de contacto pela internet com os já existentes.

8. Permanência regular, na sede, da secretária da direcção mestre Ana Margarida Vale.

Sem comentários: