segunda-feira, 28 de março de 2011

Relatório de actividades de 2010

ADECAP

Relatório de actividades de 2010

1. Edição, lançamento (Centro Unesco do Porto, dia 4 de Dezembro de 2010) e distribuição do vol. 13 (2010) da revista “Journal of Iberian Archaeology” . Sumário:

Vítor Oliveira Jorge - Editorial

Joana Valdez - Schematic and Atlantic Rock Art: a comparative study. The case study of Monte de Góios (Lanhelas, Caminha)

Ben Watson - Psychoanalysis and prehistoric art

Patrícia Bruno, Paulina Faria, António Candeias & José Mirão

- Earth mortars use on prehistoric habitat structures in southern Portugal – Case studies

Lídia Maria Gonçalves Baptista - The Late Prehistory of the Watershed of the Ribeiras of Pisão and Álamo (Beja, South Portugal): a Research Programme

António do Nascimento Sá Coixão & Tony Silvino- The villa of Vale do Mouro (Coriscada, Portugal)

Sérgio Alexandre Gomes- Archaeology and the politics of inheritance

2. Continuação da dinamização do blogue http://adecap.blopspot.com

3. Realização de uma conferência, no Centro Unesco do Porto (dia 4 de Dezembro de 2010), sobre um tema de arqueologia/arquitectura pré-histórica, numa perspectiva crítica, e com entrada livre. A conferência foi pronunciada pela Mestre Ana Margarida Vale (doutoranda em arqueologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto), e intitulou-se “CASTANHEIRO DO VENTO, UM SÍTIO DO CONCELHO DE VILA NOVA DE FOZ CÔA: PARTICULARIDADES E PROBLEMAS DE INTERPRETAÇÃO DE UM ESPAÇO DE HÁ 5/4.000 ANOS”.

4. Colaboração nas escavações do sítio pré-histórico de Castanheiro do Vento, Vila Nova de Foz Côa, fundamentalmente em Julho de 2010, e em trabalhos de gabinete subsequentes. Disponibilização da sede da associação para estes trabalhos e outros a decorrer sobre o sítio de Castelo Velho de Freixo de Numão.

5. Realização de uma Assembleia Geral (4.12.2010, Centro Unesco do Porto) para apresentação do relatório de actividades e de contas de 2009 e do parecer do CF, que foram aprovados pelos sócios.

6. Esforço de publicitação da associação, de angariação de novos sócios, e de contacto pela internet com os já existentes.

7. Permanência regular, na sede, da secretária da direcção mestre Ana Margarida Vale.

Sem comentários: